Ações do Governo de Sergipe consolidam estado como mais seguro do Nordeste pelo terceiro ano seguido

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública indicam queda histórica da violência e resultados consistentes na segurança pública

Sergipe segue se destacando no cenário nacional da segurança pública e, pelo terceiro ano consecutivo, é reconhecido como o estado mais seguro do Nordeste. Os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmam que o estado registrou, em 2025, 304 mortes violentas intencionais, o menor número de mortes violentas de toda a série histórica, iniciada em 2003.

Desde 2016, quando Sergipe viveu o período mais crítico da violência, a taxa de mortes violentas caiu 77,1%, passando de 57,6 para 13,2 casos por 100 mil habitantes. Somente entre 2024 e 2025, a redução foi de 21% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), colocando Sergipe na liderança do Nordeste e em 5° lugar entre os estados que mais reduziram esse tipo de crime no país.

Os avanços são observados tanto na capital quanto no interior. Aracaju apresentou queda contínua nos índices de violência ao longo dos últimos anos. Em 2016, a cidade registrava taxa de 64,53 mortes violentas por 100 mil habitantes. O índice caiu de forma progressiva ao longo dos anos, chegando a 18 em 2023, e fechando 2025 em 16,33. No interior, os avanços também são expressivos. Itabaiana saiu de 100 mortes violentas, em 201, para apenas oito, em 2025, enquanto Lagarto reduziu de 46 para 10 ocorrências no mesmo período. Na região metropolitana, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro também apresentaram quedas consistentes.

Crimes de grande impacto social, como latrocínios, seguem em trajetória de queda, com redução de quase 90% em relação aos anos mais críticos. Em 2017, auge desse tipo de ocorrência no estado, foram registrados 58 casos. Em 2025, o número caiu para sete.

Os resultados refletem uma política de segurança pública baseada em planejamento, integração entre as forças de segurança e ações contínuas de prevenção e combate à criminalidade. Com números reconhecidos nacionalmente, Sergipe consolida uma mudança estrutural que garante mais tranquilidade e segurança para a população.

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE 

Fale com o Gordinho!