Bahia chega a 18 mortes e 72 cidades em situação de emergência por causa da chuva

Os alagamentos e deslizamentos provocados pela chuva já causaram a morte de 18 pessoas e deixaram outras 286 feridas na Bahia. Ao todo, 72 cidades foram afetadas e estão em situação de emergência. A Defesa Civil do estado e as prefeituras dos municípios atingidos informaram neste domingo (26) que são quase 4,2 mil desabrigados e mais de 11,2 mil desalojados. As tempestades afetam cerca de 400 mil pessoas.

As barragens de Iguá, localizada em Vitória da Conquista, e outra em Jussiape se romperam e deixaram regiões inteiras debaixo d’água.

No Vale do Jiquiriçá, o Rio Jiquiriçá transbordou, deixando cidades do entorno completamente alagadas. Em Ubaíra, a força do rio arrastou veículos e casas, deixando pessoas desabrigadas. Ao menos 16 casas foram abaixo.

“Acabei de receber novo levantamento e temos, neste momento, 37 cidades fortemente atingidas pelas chuvas. Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes. Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande”, disse o governador Rui Costa.

Vários Estados têm se mobilizado para enviar ajuda às vítimas das enchentes. O governo de Sergipe enviou neste domingo uma guarnição do Grupamento Tático Aéreo (GTA) com dois bombeiros e outros dois policiais militares para Ilhéus, onde foi montada uma base de apoio.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantêm o alerta de risco de novas inundações e deslizamentos de terra na Bahia. As precipitações devem continuar, com possibilidade de se estender, pelo menos, até a próxima terça-feira (28), segundo o Cemaden.

A Defesa Civil Nacional já liberou R$ 17,5 milhões aos municípios baianos afetados pelas chuvas para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada.

Fale com o Gordinho!