
Estudantes de medicina e enfermagem têm até domingo, 12, para se inscrever na capacitação
Estudantes de medicina e enfermagem de Sergipe têm até este domingo, 12, para se inscreverem no curso de atendimento pré-hospitalar móvel, promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), por meio do seu Núcleo de Educação Permanente (NEP). A capacitação foi criada em 2003 e neste ano formará as suas 39ª e 40ª turmas.
O objetivo é proporcionar que os estudantes tenham contato e vivência com o atendimento pré-hospitalar móvel, que vem evoluindo no Brasil, principalmente nas duas últimas décadas, com a implantação do Samu 192 em todo território nacional. Isso permite o fortalecimento dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), no tocante às Redes de Atenção às Urgências.
Neste ano serão ofertadas 42 vagas para estudantes de medicina e enfermagem, divididas em duas turmas com 21 alunos cada. O curso tem duração de sete meses, com carga horária de até 540 horas distribuídas em atividades como exposições dialogadas, alinhamentos teóricos, oficinas de trabalho, discussão de casos clínicos, plantões supervisionados, práticas monitoradas e participação em projetos e eventos junto à comunidade.
Segundo o superintendente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa, o curso de APH é de extrema importância, porque colabora na formação desses estudantes, que serão os futuros profissionais a compor a rede de atendimento do estado. “É uma excelente oportunidade para que os futuros profissionais tanto da medicina quanto de enfermagem possam ter um primeiro contato com o atendimento pré-hospitalar móvel. Estamos indo para as 39ª e 40ª turmas e muitos dos profissionais que atuam hoje diretamente na rede de atenção à saúde do estado são frutos dessa formação. Eu sou um exemplo prático disso, porque fui da segunda geração do curso”, disse profissional.